A tecnologia de analytics Data Mining está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente por áreas como o Marketing. Combinando com estatística, inteligência artificial e aprendizagem de máquina, essa ferramenta procura por anomalias, padrões e correlações em grandes conjuntos de dados para prever resultados, sem a necessidade de intervenção humana. Os insights gerados permitirão a tomada de decisões mais assertivas com base nos registros do sistema, um ouro que não pode ser desperdiçado. Dessa forma, é possível que você conheça o seu público consumidor e possa traçar estratégias de comunicação cada vez melhores.
Mas é muito importante saber ler esses dados. A interpretação correta dessas informações, e seu compartilhamento internamente, proporcionará mais sinergia entre outras áreas vitais da sua empresa além da área de Marketing, como Atendimento ao Cliente, Vendas e Cobrança. Uma comunicação adequada é a garantia de satisfação do cliente em toda a jornada de relacionamento. Mas como essas informações podem ser aproveitadas pelas áreas mencionadas? Veja algumas oportunidades a seguir.
Atendimento e satisfação do cliente
A ferramenta de Data Mining é capaz de extrair informações valiosas a partir das interações com os clientes, segundo critérios previamente definidos. Essas informações permitirão que você consiga analisar não só o comportamento do seu cliente no momento de cada contato, mas também o do seu atendimento. Dessa forma, será possível avaliar a sua comunicação, a produtividade do seu time e realizar correções quando necessárias. Os operadores poderão manter um alto nível de resposta, com um índice maior de fidelização e satisfação do cliente.
Aprendizagem de máquina para aumentar as vendas
Uma vez extraídas as informações das interações com a sua empresa, você será capaz de traçar perfis comportamentais precisos de cada um dos seus clientes. Esses dados irão gerar insights para que o seu discurso de vendas seja adequado às necessidades e expectativas do seu público. Sua equipe de vendas se tornará mais assertiva e alcançará melhores resultados no contato com potenciais clientes e com os atuais.
Aplicando data mining no processo de cobrança
Nem todo mundo é mal pagador. Por meio dos dados fornecidos pela ferramenta de Data Mining, sua equipe de cobrança poderá identificar o perfil de pagamento de cada um dos seus clientes. Fazendo a análise das informações, é possível segmentar mailings de inadimplentes e criar um histórico de atendimentos. O algoritmo identifica cada situação com parâmetros que criarão uma base de dados para analisar futuras vendas. A equipe de cobrança poderá identificar quem está passando por uma dificuldade financeira momentânea, por exemplo, e apresentar propostas para que sua empresa recupere o crédito, ajudando esse cliente a saldar a dívida e reduzindo a inadimplência. Conseguirá identificar também quem são os maus pagadores e poderá tomar as medidas cabíveis nestes casos.
A utilização da tecnologia de analytics como o Data Mining, é uma forma de melhorar a eficiência operacional do seu negócio, aumentando a receita, recuperando crédito e reduzindo custos. Quer saber mais? Clique aqui e agende um horário com a gente.