Para um processo de cobrança, os agentes ativos na linha de frente representam a pulsação da organização. A produtividade das pessoas que se conectam diariamente com os consumidores tem uma correlação direta com a receita.
Ter esse conhecimento em mente fornece à gerência um conjunto de estratégias para aumentar a produtividade. Isso pode incluir desde melhorar o treinamento de agentes até criar uma cultura forte para aumentar a retenção de agentes.
Dito isso, nos horários de pico ou nas altas temporadas, as agências de cobrança incorrem em uma tremenda quantidade de risco, contando com agentes para gerar receita. A Inteligência Artificial, no entanto, pode compensar esse risco, aproveitando a tecnologia para maximizar a eficácia e a eficiência dos agentes vivos.
Embora existam várias oportunidades para a IA dentro do setor de cobrança, os assistentes virtuais inteligentes surgiram como um líder comprovado. Os assistentes virtuais emulam e automatizam a experiência que os consumidores têm com os agentes. Até hoje, eles foram implantados como chatbots em sites ou mídias sociais, aplicativos interativos de voz por telefone, por meio de SMS de conversação e muito mais.
Aqui estão 3 áreas principais nas quais Assistentes Virtuais Inteligentes estão sendo aproveitados para cobrança de dívidas:
Reduzindo o tempo do agente improdutivo
As agências de cobrança lidam com um fluxo de tráfego de entrada. As intenções do chamador podem variar de consumidores que querem fazer um pagamento, para contatos errados, para atualizar informações da conta e muito mais. Embora uma determinada porcentagem dessas chamadas tenha o potencial de gerar receita, a maioria não. A aplicação de assistentes virtuais para atender chamadas telefônicas de entrada oferece uma ótima oportunidade para automatizar o autoatendimento para transações que não geram receita.
Direcionando campanhas adicionais
Assistentes virtuais proativos foram implementados com sucesso através de canais nos quais as agências de cobrança podem alcançar os clientes, por exemplo, SMS, discagem de saída, etc. Essas soluções podem se comunicar naturalmente com os clientes para coletar informações de pagamento, configurar pagamentos e muito mais. Isso permite que as organizações aumentem o número de toques que podem fazer diariamente. Os Assistentes Virtuais também estão disponíveis 24 horas por dia, para que os consumidores possam efetuar pagamentos e concluir transações em um horário conveniente para eles. Além disso, há uma aceitação crescente por parte do consumidor de soluções automatizadas. Os consumidores estão cada vez mais dispostos a interagir com soluções automatizadas para concluir transações que antes exigiam agentes ativos.
Automatização parcial de transações
Os Assistentes Virtuais nem sempre precisam ficar sozinhos. As organizações alavancaram soluções que dependem de agentes ativos para certas partes do processo de coleta e automação para outras. Por exemplo, agências de cobrança têm usado assistentes virtuais para captura de cartão de crédito depois que o consumidor concordou em fazer um pagamento. Essas soluções passam dados entre o Assistente Virtual e um agente ativo para manter o contexto e fornecer uma experiência perfeita ao cliente.
À medida que a inteligência artificial ganha força em todas as agências de cobrança, as soluções se tornarão apostas básicas para organizações que buscam reter e atrair novos clientes. Além disso, os casos de negócios geralmente podem ser substanciais – gerando receita sem adicionar pessoal, diminuindo o tempo de atendimento do agente, reduzindo a sobrecarga, reduzindo o risco operacional e impactando várias outras áreas-chave que podem estar diretamente ligadas ao resultado final.