Em avaliação realizada a partir de dados extraídos do site “consumidor.gov.br”, observa-se que a “Entrega do Produto” possuí a pior avaliação dentre os grupos de problemas possíveis do consumidor brasileiro.
Com nota de 2,4 (Escada de 1 a 5), a entrega do produto apresenta uma média 27% pior se compararmos com a média geral (3,3).
Quando olhamos a metodologia de contratação/compra do produto, a internet, que possuí 91% de todas as reclamações finalizadas, é a grande responsável pela insatisfação dos consumidores brasileiros com a entrega.
Olhando as 10 primeiras empresas em termos de quantidade de reclamações, a grande variação entre 2018 e 2019 na empresa “Mercado Livre”, que deixa a segunda colocação no ranking de empresas com mais reclamações e agora ocupa a 7ª colocação.
Americanas.com, Casas bahia e Magazine Luiza são as empresas mais reclamadas neste quesito (Entrega de Produtos).
Olhando para a média das notas do consumidor para estas empresas, Extra.com com 1,8 ocupa a pior colocação. O mercado livre possui a melhor nota, 3,2, empresa que mais melhorou sua nota, 20% em relação a 2018.