O perfil do consumidor mudou bastante com a chegada da era digital. Com o avanço das tecnologias tornou-se essencial para as empresas oferecer um atendimento ao cliente rápido, ágil e eficaz. Isso significa não deixar o consumidor esperando um longo tempo para ser atendido, ser assertivo na identificação de sua dor e oferecer a melhor solução para o seu problema. Parece simples, não? Mas então por que grande parte das empresas não consegue cumprir esses requisitos? Você sabe o quanto isso afeta no faturamento do seu negócio?
Veja neste artigo como uma equipe de relacionamento com o cliente bem treinada pode fazer a diferença entre fechar ou perder negócios.
Qualquer que seja a sua área de atuação, existem variáveis no mercado que são controláveis e outras que não, como inflação, cotação do dólar, concorrência, entre outros. Mas não importa o tamanho da sua empresa, seja ela B2B ou B2C, oferecer um atendimento ao cliente com qualidade já deixou de ser um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Proporcionalmente, quem oferece um atendimento mais eficiente aumenta as chances de fechar negócio e aumentar o índice de satisfação do cliente .
Você já deve ter escutado ou lido sobre a importância de proporcionar uma experiência positiva ao cliente. Esse é um tema bastante discutido. Mas quando falaram em atender
bem o cliente queremos dizer que a sua empresa deve oferecer todo o suporte antes, durante e depois de uma venda, por exemplo.
Segundo a pesquisa Brand Experience, realizada pelo Instituto Qualibest juntamente com a consultoria de branding TopBrands, o comportamento do consumidor na hora de considerar uma marca está muito mais ligado à sua relação com a referida marca do que com o produto em si. Isso reforça a premissa de como a forma como sua empresa se relaciona com o seu público influencia na decisão de compra, ou de continuar comprando com você.
Não adianta implantar um atendimento robotizado se ele não for capaz de atender e solucionar a dor do cliente. É muito importante criar um relacionamento com o seu público consumidor para aumentar a credibilidade e promover uma jornada do cliente positiva.
Para que isso aconteça da forma correta, tenha uma equipe bem treinada e que mantenha um nível de excelência de atendimento. Além disso, você precisa de uma ferramenta de monitoria de qualidade capaz de captar de forma assertiva a necessidade de cada cliente e o avaliar constantemente o desempenho de cada atendente.
Alguns empresários acabam procrastinando o treinamento das equipes achando que, assim, eles terão que deixar seus postos de trabalho por um período em que poderiam estar fechando vendas. Esses gestores enxergam treinamento como custo e tempo ocioso do funcionário. Mas na realidade uma equipe bem capacitada irá gerar mais oportunidades de negócio e, consequentemente, aumento da receita da empresa.
Soluções como o Quality Monitor, que une inteligência artificial e análise de dados, conseguem acompanhar a performance de atendimento ao cliente de cada agente de forma individual, diagnosticando as principais oportunidades para melhorar seu pitch no relacionamento com os clientes. A partir disso, é possível sugerir treinamentos
correspondentes a este diagnóstico, focando nos aspectos específicos que cada agente necessita melhorar.
A partir dos insights gerados durante a monitoria, são elaborados relatórios precisos do desempenho de cada atendente. Com base nessas informações, os gestores conseguirão identificar onde estão os gaps na operação e quais membros do time precisam passar por algum treinamento. A própria ferramenta encaminha o conteúdo no sistema Ensino à Distância (EAD) para onde ele estiver, sem a necessidade de deslocamento do funcionário. Após concluir essa etapa, será aplicada uma prova para avaliar se o conteúdo foi absorvido corretamente. Alcançando a nota mínima estipulada, ele já pode retornar ao desempenho das suas funções.
Como você pode ver, não há como oferecer um atendimento ao cliente de qualidade em uma equipe bem treinada. Mude o seu mindset: treinamento não é custo, mas receita futura!
Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em lhe apresentar os benefícios de uma solução avançada de monitoria de qualidade que impactará diretamente na receita da sua empresa.