Como a sua empresa se previne contra eventuais ações cíveis e reclamações de atendimento ao cliente no Procon? Na era do consumo digital os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes e, quando insatisfeitos, promovem bastante barulho pela internet. Mas não é só isso: o acesso ao registro de reclamações nos sites dos órgãos competentes – Procon, Tribunal de Pequenas Causas e Reclame Aqui – tornou-se mais simples, ágil e eles estão interligados com as redes sociais. Isso permite o compartilhamento de informações nas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens.
Neste post vamos mostrar como é possível se antecipar e evitar esse tipo de situação investindo em tecnologia de análise de sentimento do cliente.
Você sabia que o gasto da sua empresa com questões judiciais pode comprometer seriamente a sua receita e prejudicar sua imagem no mercado. Um levantamento produzido pelo escritório Amaral Yazbek Advogados em 2016, estimou que cerca de 2,08% do faturamento das empresas foram comprometidos com o pagamento de despesas para ajuizamento ou manutenção dos processos Isso inclui custos judiciais e extrajudiciais, honorários advocatícios, perícias, multas e encargos legais na condenação, viagens e hospedagens, pessoal, sistemas e consultoria para controle dos processos.
Para diminuir as reclamações na central de relacionamento e as chances de ações judiciais contra a sua empresa por mau atendimento ao cliente, primeiramente, é preciso entender a dor do seu cliente e como ele está se sentindo no momento em que procura você.
Na maioria das vezes, a expectativa do cliente ao fazer uma reclamação não é encerrar o relacionamento com a sua empresa, mas receber atenção e uma solução para o seu caso. A falta de experiência e treinamento do atendente no momento desse contato pode ser determinante para reverter ou agravar esse tipo de situação.
Uma solução avançada com inteligência artificial e análise de dados consegue detectar prontamente o estado emocional daquele cliente já no primeiro contato. A partir da interação com o agente de atendimento, a tecnologia passa imediatamente a fazer a análise de sentimento e extrair os insights necessários para a tomada de decisão. Os gestores analisarão aquela situação de forma mais assertiva e poderão escolher a solução mais adequada para satisfazer a necessidade do cliente.
O Quality Monitor é uma solução completa de monitoria 100% digital que pode detectar o sentimento de cada cliente durante as interações com a sua área de atendimento. Ele avalia continuamente a operação da área de relacionamento com o cliente da sua organização sem a necessidade de interação humana, e irá gerar insights precisos sobre a satisfação dos seus clientes.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Evite manchar a imagem da sua empresa no mercado e gerar gastos judiciais desnecessários e que podem ser evitados! Fale conosco e conheça mais sobre como a tecnologia pode ajudar o seu negócio a ter uma imagem mais positiva junto ao seu público e ficar de fora do índice de reclamações do Procon.