No ambiente de empreendedorismo se lê muito sobre investir nisso e naquilo porque trará resultados para o seu negócio. Isso é verdadeiro, já que sem investir não há retorno. Mas você sabe como mensurar o retorno sobre um investimento aplicado em determinada área, ou no todo, da sua empresa? Sim, isso é possível.
Existe uma métrica financeira representada pela sigla ROI – Return Over Investment que, traduzindo do inglês, significa Retorno Sobre Investimento. É um cálculo muito usado nas empresas para validar os investimentos realizados. Ele ajuda você a saber se a sua área de cobrança está gerando resultados que justifiquem o investimento e melhorando a relação com clientes. O ROI também ajudará você a escolher quais investimentos devem ser feitos, com base nas estratégias que estão gerando resultados positivos para o seu negócio, para aprimorar o processo de cobrança.
Como falamos acima, o cálculo do ROI é muito usado nas empresas e pode ser aplicado a diversas áreas. O mesmo vale para saber se o seu processo de cobrança está trazendo para o seu negócio o resultado esperado.
Por exemplo, utilizando a tecnologia de Speech Analytics, que faz a análise de voz durante um contato, você consegue extrair dados para analisar se o discurso e a argumentação dos seus atendentes estão de acordo com o padrão da sua empresa e o treinamento que ele recebeu. Dessa forma, você consegue detectar quais discursos funcionam melhor e estabelecem uma melhor relação com clientes. Um monitor de cobrança com Inteligência Artificial poderá avaliar se houve aumento do seu índice de recuperação de crédito e negociações mais efetivas para saldar dívidas, indicando que o seu investimento está sendo aplicado da forma correta, caso contrário, é preciso investigar onde está o gargalo e reverter essa situação.
A recuperação de crédito é o principal objetivo da área de cobrança. Mas para você ter êxito, é essencial contar com ferramentas de analytics eficientes, que analisarão o maior número de dados possíveis de cada interação entre os clientes e a sua área de atendimento.
Com base nas informações extraídas pela sua ferramenta de analytics, é possível traçar o perfil de cada cliente individualmente. Por exemplo, você poderá conhecer como cada cliente prefere ser contactado, sua situação financeira atual – se está passando por dificuldades financeiras que não lhe permitiram honrar seus pagamentos ou se está desempregado -, se ele é ou não um bom pagador e até mesmo possíveis fraudes. Para cada situação existe uma melhor forma de negociar uma dívida e permitirão que você identifique quais são os atendentes com maior eficácia de negociação.
Os KPIs (Key Performance Indicators) são os indicadores que você define para acompanhar o desempenho da sua equipe. Eles devem ser definidos com muito critério e planejamento estratégico, pois impactarão diretamente nos resultados. O monitor de cobrança escolhido irá certificar se todos os parâmetros estão sendo cumpridos pela sua equipe de atendimento.
Conhecer o seu processo de cobrança é muito importante para saber se o seu ROI está sendo positivo – sua empresa está ganhando dinheiro – ou negativo – sua empresa está perdendo dinheiro. Saber onde e como o seu capital está sendo aplicado no seu negócio faz toda a diferença para o crescimento da sua empresa.
Invista em uma conversa com a gente para que possamos lhe ajudar como investir melhor no seu negócio e colher bons resultados.