A pandemia do coronavírus alavancou rapidamente os e-commerces em todo o mundo. Com a necessidade de manter o distanciamento social e a chegada de novos players ao mercado on-line, acirrou-se a concorrência e a disputa pela atenção dos consumidores no ambiente digital, tanto na venda de produtos como de serviços.
Mas como conseguir a fidelização do cliente nesse universo com tantas ofertas? A Evollo apresenta três dicas básicas para sua empresa ter sucesso no relacionamento com o cliente ao aprimorar a experiência oferecida pelos seus canais de comunicação.
Você sabe quem são os seus clientes? Onde estão? O que estão procurando? Qual o seu perfil de compra? Essas informações são extremamente relevantes para se estabelecer uma relação forte e duradoura no universo digital e direcionar o atendimento. Soluções com Inteligência Artificial podem ajudar na coleta dessas informações, ajudando a estabelecer uma conexão pessoal com os consumidores ao compreender padrões e reunir insights para novas interações.
Se um relacionamento não começar bem, dificilmente ele terá futuro. O mesmo acontece com a relação empresa versus cliente. Para isso, é necessário saber como seu serviço de atendimento está se saindo. Uma sugestão é utilizar ferramentas de analytics avançadas, que consigam coletar dados durante as conversas, seja por voz (speech analytics) ou texto (text analytics). Eles gerarão insights para a tomada de decisão e melhoria do discurso de vendas com o usuário final.
A chave para manter a qualidade no atendimento ao cliente é contar com uma equipe bem preparada. Para isso, é indispensável investir em capacitação a partir do monitoramento da performance dos operadores. Por meio das informações coletadas durante os atendimentos por ferramentas de analytics, será possível não apenas detectar os pontos a serem melhorados (como informamos nos itens 1 e 2), como corrigi-los com mais rapidez e eficiência. Um feedback completo, e a correção rápida das deficiências no atendimento, fazem toda a diferença para a fidelização de clientes. Não importa qual é o seu produto, o seu consumidor gosta de ser reconhecido e tratado de forma personalizada e não apenas como o próximo da fila.
Potencialize para fidelizar. Tecnologias como inteligência artificial evoluíram e, hoje, já é possível encontrar no mercado soluções que reúnem inovação a um custo acessível e desenvolvidas em língua portuguesa, um diferencial importante quando falamos nas particularidades do Brasil. Informe-se. Seu cliente merece – seus negócios também!