Resumo
Image Analytics é a capacidade dos computadores de reconhecer atributos dentro de uma imagem. Você usa o Google Fotos ou o aplicativo Fotos da Apple em seu smartphone? Ambos usam alguns recursos básicos de análise de imagem para reconhecer rostos e categorizá-los em suas fotos para que você possa ver todas as suas fotos de uma determinada pessoa. Digite “cachorro” na função de busca em qualquer aplicativo para localizar rapidamente sua coleção de fotos de cachorros ou digite “praia” para encontrar suas fotos de férias tropicais.
Cenário
Imagens estão tomando conta da mídia social. Seja um meme, uma foto artística, uma selfie ou um link para um artigo, os feeds sociais estão cada vez mais preenchidos com mais imagens e menos texto. Por quê? As imagens são mais impactantes que o texto. Mais memorável. Mais envolvente. Mais provável de ser compartilhada e compartilhada novamente. Faz sentido que elas estejam em todo lugar.
Mas o que o crescimento do compartilhamento de imagens significa para a análise de mídia social? Como as marcas podem rastrear e alavancar o crescente número de imagens postadas nas mídias sociais?
Importância
Como as mídias sociais e a web como um todo se tornam mais visuais, as marcas não podem confiar apenas no texto ao analisar dados de mídia social para entender melhor o público.
Mais de três bilhões de fotos são compartilhadas diariamente nas mídias sociais, de acordo com Mary Meeker. Muitas dessas fotos contêm produtos e logotipos das marcas, mas 85% deles não incluem uma referência de texto para a marca. Sem a análise de imagens, as marcas estão perdendo uma grande parte das conversas sociais sobre sua marca, produtos, clientes e concorrentes.
Por exemplo, dê uma olhada neste post no Instagram do Alok (DJ Brasileiro)
A postagem do Alok no Instagram apresenta o logotipo do Burguer King, mas não contém tag ou menção de texto da marca. Se isso for uma menção orgânica da marca, o Burguer King certamente desejaria saber disso o mais rápido possível. Se o Burguer King está pagando ou patrocinando o Alok para postar sobre a marca, a tecnologia de análise de imagens pode ajudá-los a rastrear exatamente quando e como o Alok está representando a marca.
“Sem análise de imagem, as marcas estão perdendo uma grande parte das conversas sociais sobre sua marca, produtos, clientes e concorrentes”.
Este é apenas um exemplo do poder desta nova tecnologia e porque é importante para as marcas. A capacidade de identificar logotipos de marca nas imagens pode parecer uma tecnologia futurista, mas na verdade é uma das funções mais básicas da análise de imagens.