Qual empresa não tem o desejo de aumentar as vendas? A excelência no atendimento ao cliente é um caminho importante para atingir essa meta. Por isso, acreditamos que a operação é uma das áreas mais estratégicas da organização. É nela que clientes (eventualmente, prospects) têm a oportunidade de revelar eventuais insatisfações, que tendem a ser pontos de partida para correção, melhoria e desenvolvimento de ações, serviços e produtos.
Mas, como será que seus clientes têm sido tratados? Será que a comunicação dos seus agentes está sendo clara e efetiva? Se essas dúvidas também são suas, não deixe de ler este texto.
Aumentar as vendas e reduzir custos: um desejo unânime
O desejo de toda organização é aumentar o faturamento e reduzir custos. O que muitas deixam de lado é que boa parte deste resultado está atrelado ao modo como a empresa se comunica com seu cliente na hora de vender um produto.
Por exemplo, no caso de uma empresa de telefonia, TV por assinatura ou qualquer companhia que dependa de apoio de operadores para atrair prospects ou fidelizar clientes, é fundamental avaliar como está o relacionamento dos agentes de atendimento com essas pessoas.
Para isso, é importante que essas organizações contem com soluções de tecnologia que funcionem como speech analytics das interações entre atendentes e clientes. Ferramentas que permitam aos líderes fazer uma avaliação mais acurada dos canais de relacionamento: mensagens de texto, chat e e-mail, assim como durante as ligações.
Solução de inteligência artificial no atendimento ao cliente que você precisa conhecer
Uma excelente forma de promover a melhoria contínua no atendimento é com o uso de uma solução de gestão de performance. Com ela, é possível monitorar a qualidade e o desempenho de cada agente, com oferta de dados com potencial para auxiliar os gestores a:
Na escolha da melhor solução, prefira alguma que opere em cloud computing, o presente e o futuro das organizações. Opte, também, pela que garanta um sistema intuitivo, painel de fácil visualização, automatização na emissão de relatórios e processo de comunicação com funcionários e envio de notificações a líderes em situações importantes.
Amplie a blindagem na qualidade do atendimento ao cliente
Para monitorar o atendimento com ainda mais qualidade, recomendamos a adesão de uma solução speech analytics por conter tecnologia de gravação, armazenamento e análise de ligações. Trata-se de uma plataforma que, além de gravar a voz e texto de quem dialoga, também registra as imagens da tela de atendimento utilizada pelo agente no momento do contato. Na escolha pela melhor solução, prefira a que seja multicanal e que garanta facilidade de pesquisa dos dados, resiliência e alta disponibilidade.
No final do dia, é o cliente que gera faturamento para o negócio. Por isso, é fundamental manter o constante mapeamento das jornadas de relacionamentos com os clientes que estão ou não convertendo vendas e por que isso acontece – não apenas com o intuito de vender mais, mas com o genuíno interesse de fazer a diferença na vida dessas pessoas.
Afinal, como diz uma frase atribuída ao especialista em marketing e atendimento ao cliente Jay Baer, “Se você vende algo para alguém, você tem um cliente hoje. Se você ajuda alguém, você tem um cliente para toda a vida”.
Nós podemos ajudar o seu negócio a construir relacionamentos duradouros com os clientes. Vamos conversar mais a respeito disso?