Para muitos empresários a palavra “investimento” está diretamente ligada a “custo”. Essa é uma visão limitada se você não consegue enxergar o benefício que alcançará com aquele investimento. Em muitos casos, o retorno é superior àquele valor empregado. O mesmo se aplica ao optar por empregar soluções com Inteligência Artificial (IA) na sua empresa. Como você pode avaliar se o custo operacional aplicado nessa tecnologia foi ou está sendo vantajoso?
Tecnologias com IA já estão presentes em nossas vidas sem sequer percebermos. Nossos smartphones são um exemplo, com todo o universo de aplicativos que facilitam nossas rotinas diárias. Soluções inteligentes podem ser empregadas em diversas áreas do seu negócio para auxiliá-lo a melhorar suas operações e aumentar a sua receita. Não tem muito segredo para mensurar o Retorno sobre Investimento (ROI) que você pode alcançar. Veja alguns exemplos onde a economia pode fazer valer o investimento.
Uma solução de monitoria de qualidade reúne um conjunto de ações que irão avaliar continuamente a operação da área de relacionamento com o cliente e a qualidade das interações de cada agente. Se ela contar com IA, análise de dados (analytics) e aprendizagem de máquina (machine learning), os ganhos podem ser substanciais.
Em um call center tradicional os gestores conseguem analisar cerca de quatro chamadas por mês por agente em média. Trata-se de uma análise por amostragem demorada e que não permite um panorama real de como está a qualidade de atendimento ao cliente da sua empresa, muito menos o que cada agente precisa melhorar.
Uma ferramenta como o Quality Monitor consegue analisar aproximadamente até 60 chamadas por minuto. Isso significa uma performance 240 vezes melhor do que uma pessoa realizando uma monitoria de forma manual. Durante um dia inteiro de trabalho, o Quality Monitor consegue analisar mais de 86 mil chamadas, ainda podendo ser escalável. Este volume é suficiente para analisar 100% de grande parte das operações do Brasil.
Manter a qualidade do seu atendimento à medida que o seu negócio se expande é um desafio comum a muitas empresas. Normalmente, quando a operação cresce a qualidade tende a sair prejudicada. Uma solução com Inteligência Artificial aliada a ferramentas de análise de dados, permitirá que você ganhe escala e mantenha o mesmo padrão de qualidade, independente do volume de dados que precisará analisar. Isso faz com que sua empresa ofereça uma experiência positiva ao seu cliente mesmo oferecendo um atendimento omnichannel. Não importa por qual canal você e o seu cliente interajam, você sempre saberá exatamente com quem está se comunicando.
Você consegue identificar exatamente quais são as deficiências de cada um dos seus agentes de atendimento? E quanto você costuma gastar com um coffee ou um brunch, reserva ou aluguel de local para treinamentos, equipamentos e deslocar o seu funcionários do posto de trabalho, deixando de produzir durante aquele período para passar por um treinamento?
Uma solução com IA consegue identificar quais são os colaboradores que precisam de passar por alguma reciclagem e quais são as suas deficiências. A partir das análises das interações, são gerados relatórios qualificados sobre cada agente, indicando quais deles necessitam de treinamentos. Além disso, o agente consegue acessar o sistema de Ensino à Distância (EAD) e realizar treinamentos direcionados de acordo com as suas necessidades específicas. Esse processo aumenta a velocidade de melhoria da operação e diminui o tempo necessário de criação e gestão dos treinamentos.
A Inteligência Artificial pode colaborar muito com a sua operação de várias formas. Escolha a melhor ferramenta que atenderá às suas necessidades. Converse com a gente e veja como a tecnologia desenvolvida pela Evollo pode valer o seu investimento.