Há algumas décadas atrás, a forma mais corriqueira de se conhecer o seu público e saber sua opinião com relação ao seu negócio era estreitando o relacionamento por meio de abordagens pessoais, como aquela conversa no balcão, que acontecia com os donos das vendas, mercadinhos e estabelecimentos comerciais no passado. Com a modernização das indústrias o mercado passou por uma grande expansão, novos negócios foram criados e o mercado consumidor acompanhou esse crescimento. Já não era possível aquela conversa no balcão para conhecer o seu cliente e suas necessidades. Foram então desenvolvidas as pesquisas de satisfação, que são comuns até os dias de hoje, mas deixaram de ser eficazes para traçar o perfil comportamental dos consumidores com precisão.
Em paralelo a esse cenário, a tecnologia evoluiu. Hoje em dia, não há mais como não utilizá-la para extrair dados que trarão os insights necessários para traçar um perfil fiel de quem são os seus clientes e como eles se comportam. Aliada a perspicácia humana, a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados (analytics) ampliou os mecanismos para que você saiba exatamente como o seu público consumidor se comporta e quais são suas expectativas com relação à sua empresa.
A primeira coisa que você precisará para identificar os padrões comportamentais do seu cliente é obter dados sobre ele. Soluções com IA e análise de dados são capazes de extrair informações que servirão para gerar os insights de que você necessita para a tomada de decisão. Por exemplo, qual foi o motivo do contato, quais são as suas preferências, que tipos de produtos ou serviços ele costuma consumir mais, em qual época do ano, entre outros.
Como em todo relacionamento amoroso, é muito importante saber como o outro o vê. O mesmo vale para a relação cliente X empresa. Uma relação comercial também é uma via de duas mãos e, quando se perde o encanto, seus concorrentes estarão à espera. Mais uma vez a Inteligência Artificial pode auxiliá-lo a entender como o seu cliente enxerga a sua empresa utilizando a análise de dados sobre as pesquisas de satisfação do cliente enviadas ao final de cada contato. Isso possibilitará que você identifique os pontos que precisam de melhoria na sua operação.
Com a grande concorrência no mercado atual, oferecer um atendimento ao cliente com alta qualidade pode ser o diferencial para fechar mais negócios e aumentar o índice de fidelização.
Uma inovação que a tecnologia com IA permite é identificar o sentimento do cliente no momento do contato com a sua empresa. A análise de sentimento é muito importante para auxiliar a sua equipe de atendimento ao cliente a direcionar o contato da melhor forma, procurando entender a dor do cliente e direcionando para uma experiência positiva. Essa análise pode ser muito útil no processo de cobrança e recuperação de crédito, identificando até mesmo quem realmente tem a intenção de quitar sua dívida.
Uma solução avançada de monitoria de qualidade do atendimento ao cliente com Inteligência Artificial, é uma ferramenta estratégica muito importante para impulsionar a sua operação. Ela ajudará a extrair dados valiosos e de forma precisa para traçar o perfil comportamental de cada cliente.
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