Em um passado não tão distante, era muito comum os consumidores se manterem fiéis a um médico, um mecânico, um determinado estabelecimento comercial como padaria, açougue, alfaiate. Porém, com a grande oferta de produtos e serviços que temos em todos os segmentos nos dias de hoje, ficou mais difícil fidelizar clientes. A similaridade na oferta também influi na decisão de compra das pessoas. O seu produto pode ser excelente, mas o do seu concorrente também. Então, o que irá diferenciar cada um de vocês na corrida pelo coração do consumidor? A qualidade do seu atendimento ao cliente.
Já falamos muito sobre a importância de oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade para proporcionar uma jornada positiva do cliente pela sua empresa. Contar apenas com as tradicionais pesquisas de satisfação enviadas ao final de cada atendimento já não refletem mais o sentimento do seu cliente em relação ao seu negócio. É preciso ir além e conhecer a fundo cada consumidor do seu produto. Para isso, você terá que investir em uma solução com Inteligência Artificial (IA) e análise de dados (analytics) e estratégia.
A tecnologia de IA já não é algo tão novo para muitos de nós. Mas os algoritmos e suas aplicações ainda estão sendo pesquisados e cada vez mais as organizações se apóiam nessas soluções para se manterem competitivas, inovadoras e fechar mais negócios.
Sendo assim, um dos primeiros passos para aumentar as suas chances de reter clientes é conhecer o comportamento do seu público consumidor. Qual é o seu perfil de compra? Qual a faixa etária, gênero, origem, poder aquisitivo? Todas essas informações são muito importantes para direcioná-lo segundo a oferta da sua empresa.
Conhecendo essas informações já aumentam muito as chances de fazer negócio oferecendo aquilo que o cliente procura, dentro do seu poder de compra. Muitos e-commerces utilizam a IA para coletar dados sobre os hábitos de compra dos clientes. Isso ajuda a prever seus desejos e oferecer antecipadamente sugestões de produtos, antes mesmo deles pensarem em adquirir.
O consumidor atual é bastante empoderado e exigente. Além disso, ele não aprecia limitações para entrar em contato com uma empresa e gosta de ser atendido pelo canal que preferir. Procure disponibilizar diversos canais de comunicação, é o chamado atendimento multicanal ou omnichannel. Utilizando a ferramenta correta de IA você pode coletar dados preciosos durante cada interação entre o cliente e o seu agente de atendimento. Essas informações servirão para gerar os insights necessários para você aprimorar cada vez mais o seu negócio: seu produto ou serviço, campanhas de marketing, ofertas, promoções e até negociações de dívidas.
Dentro de uma mesma família, e até mesmo entre irmãos, existem muitas diferenças de preferências. Imagine dentro do seu público consumidor! A Inteligência Artificial lhe ajudará a conquistar uma oferta personalizada para cada cliente. Essa é uma estratégia valiosa para reter clientes. O consumidor quer se sentir reconhecido por você e tratado como indivíduo, de acordo com as suas necessidades, ao invés de mais um na fila de compra. Isso gera uma percepção extremamente positiva na mente do consumidor.
Outro ponto importante é não deixar a qualidade do seu atendimento ao cliente cair. Investir em uma solução de monitoria de qualidade do atendimento ao cliente com IA é crucial para se manter na frente da concorrência e aumentar seu índice de retenção.
Com a ferramenta certa, perspicácia humana e inteligência você conseguirá maximizar as chances de fechar bons negócios e fidelizar clientes. Nós temos uma ferramenta que pode atendê-lo nesses aspectos e muito mais, o Quality Monitor.
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