Um dos principais problemas das empresas, principalmente durante os períodos de instabilidade econômica, é receber 100% das vendas realizadas, sejam de produtos ou serviços. Diversos fatores podem influenciar no não pagamento de uma dívida: desemprego, falta de planejamento financeiro, propostas de quitação pouco aderentes ao perfil ou necessidade atual do devedor (quando a pessoa fica de analisar a proposta, mas não retorna), dívida não reconhecida ou que já foi paga, entre outros. Mas como definir a melhor estratégia para recuperar crédito a partir desses variados perfis e motivos? Veja abaixo algumas dicas para você melhorar a sua operação.
Conheça o seu cliente
Primeiramente, você precisa conhecer o perfil do seu público. Atualmente, nada mais eficaz do que as ferramentas de analytics para apoiar as áreas de cobrança. Essa tecnologia, que utiliza Inteligência Artificial para análise das informações mais importantes a serem reaproveitadas em interações futuras com seus clientes.
Existem ferramentas de speech analytics (análise de dados de voz) e text analytics (análise de dados por texto) capazes de extrair informações estratégicas relevantes para ajudá-lo a definir o perfil de pagamento de cada cliente. Elas permitem a segmentação de cada caso mediante o que é verbalizado ou escrito durante os contatos. Esses dados ajudarão muito sua equipe na personalização da abordagem e maximizarão a recuperação de crédito.
Flexibilidade faz a diferença
A abordagem da sua equipe de cobrança junto ao devedor é determinante no processo de recuperação de crédito. É importante escutar o cliente e entender as razões que o levaram a não cumprir seus compromissos. A partir dessas informações, sua empresa deve apresentar opções ao inadimplente no intuito de ajudá-lo a resolver aquele problema, sempre de forma clara e direta. No caso dos devedores que já demonstram predisposição para acertar o pagamento, você deve considerar uma proposta vantajosa de quitação dos débitos. Mostrar que você se preocupa em ajudar garantirá uma experiência do cliente positiva, aumentando a probabilidade de também fidelizá-lo para futuras compras.
As informações extraídas pelas ferramentas de analytics, permitirão, por exemplo, segmentar mailings de inadimplentes e criar um histórico dos atendimentos. As situações podem ser filtradas pelo algoritmo de Inteligência Artificial segundo parâmetros como: tipo de compra, motivos de não pagamento, reincidência na inadimplência, situação financeira, tentativa de golpe, entre outros. Dessa forma, sua empresa poderá contar com uma base de dados para analisar futuras vendas para esses clientes. Em paralelo, poderá oferecer melhores opções para quitação das dívidas.
Não fique esperando
Normalmente, a maior parte de ações civis e das reclamações em órgãos reguladores ou sites agregadores de qualidade de atendimento ao cliente realizadas contra as empresas partem de clientes devedores – e que tiveram atrito com as áreas de atendimento ou cobrança. As ferramentas de analytics permitem que você analise cada situação e tome ações preventivas para evitar ou reduzir esse problema. Para ganhar eficiência nesse quesito, é preciso contar com uma equipe de alta performance, capaz de oferecer melhores negociações e garantir maior retorno de crédito para a sua empresa.
Clique aqui e conheça algumas soluções de analytics que ajudarão seu negócio a ter mais sucesso na recuperação de crédito e redução da inadimplência.