O ano de 2023 começou com a troca de presidentes do Brasil e a herança de uma situação econômica instável. Segundo estudo da Fitch Ratings divulgado no último mês de dezembro, o baixo crescimento econômico esperado para este ano, combinado à manutenção de altos patamares de juros, elevado endividamento das famílias e incertezas quanto à sustentabilidade dos baixos índices de inflação registrados nos últimos meses, deverão limitar a demanda do setor varejista e pressionar a geração de caixa das empresas.
De acordo com o diretor da Fitch, Renato Donatti, setores discricionários, de maior tíquete e dependentes de crédito, como é o caso de eletroeletrônicos, bens de consumo duráveis e vestuário, são os mais vulneráveis à severa restrição de renda.
O pagamento do 13º salário é um estímulo para os consumidores gastarem mais nas compras de final de ano, mas agora é o momento em que precisam honrar seus compromissos ou começar a negociar dívidas em aberto e parcelamentos adquiridos no período. O atual cenário econômico brasileiro, aliado aos impostos cobrados nos primeiros meses do ano, comprometem ainda mais a renda das famílias.
É necessária uma atenção especial para evitar o comprometimento das receitas do seu negócio devido ao crescimento da inadimplência. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados (analytics) são as ferramentas que a sua empresa irá utilizar para driblar a inadimplência, otimizar seus processos de cobrança e aumentar as chances de recuperação de crédito.
Primeiramente, é importante que você consiga realizar o Data Mining, isto é, uma mineração de padrões e eventos relacionados dentro de grandes volumes de dados de forma eficiente e precisa. Usando uma ampla variedade de técnicas, é possível fazer a correta leitura desses dados e usar as informações mineradas para aumentar a receita do seu negócio, reduzir custos e riscos, melhorar o relacionamento com os clientes e muito mais. O objetivo desse processo deve ser identificar informações estratégicas que são geradas durante as interações entre o seu time de cobrança e os clientes.
A partir daí, esses dados serão analisados pela sua ferramenta de IA e analytics, e convertidos em insights para que você possa detectar possíveis gaps na sua operação de cobrança e, a partir da sua correta leitura e perspicácia humana, realizar os ajustes necessários. Isso inclui, por exemplo, corrigir o discurso de negociação para quitação da dívida, detectar agentes de atendimento que estão pulando etapas no processo ou não conseguem apresentar uma argumentação com propostas matadoras de pagamento, entre outros. Essas informações também guiarão a sua equipe de atendimento durante o contato com os inadimplentes, melhorando a capacidade da sua equipe de cobrança para negociar dívidas.
Nos tempos atuais, dados valem ouro para as organizações. Por isso, você precisa de uma tecnologia avançada que consiga extrair essas valiosas informações das interações dos clientes com a sua equipe de atendimento. Essa extração de dados pode ser feita a partir de voz (speech analytics) ou texto (text analytics). Elas servirão para ajudá-lo a definir o perfil de pagamento de cada cliente, identificar qual tem real intenção de saldar a dívida e até mesmo detectar possíveis fraudes e golpes.
A Evollo desenvolveu a tecnologia perfeita para suprir as necessidades de Cobrança do seu negócio. O Speech Monitor possui as funcionalidades de analytics de cobrança para otimizar a sua operação. Com ele, você conseguirá extrair os dados estratégicos e gerar os insights necessários para aumentar as suas chances de recuperar crédito, reduzir custos operacionais e inadimplência.
Invista na tecnologia certa para apoiar a sua operação. Isso será muito útil para direcionar melhor o seu time nos processos de negociação, diminuir a inadimplência e sair na frente da concorrência na fila de contas a pagar do seu cliente.