A atual situação econômica do país levou a um alto índice de endividamento dos consumidores. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC), cerca de 64,25 milhões de inadimplentes (aproximadamente 40% da população) compõem o recorde da série histórica, com crescimento de 11% no último mês.
A pesquisa identificou que quatro em cada 10 consumidores devem, em média, R$ 3.688,96 para 1,97 empresas credoras. Isso significa que a dívida em aberto com a sua empresa não é a única e você pode não ser o primeiro a receber. Mas como garantir que você seja a primeira opção de quitação das dívidas desse cliente?
Uma das primeiras necessidades é identificar quais são os clientes que realmente tem intenção de pagar o que deve. Entenda qual é o perfil de compra e o nível de endividamento de cada devedor. Dessa forma, você poderá direcionar esforços para onde existe uma real chance de recuperação de crédito, evitando desperdiçar investimento e tempo dos agentes de cobrança em contatos inconclusivos.
Além disso, é muito importante para o processo de cobrança entender a situação financeira do cliente devedor para conseguir oferecer a melhor negociação possível. Nesse estágio, a empatia do agente de atendimento pode ser muito favorável para fechar uma boa negociação.
A qualidade do atendimento ao cliente também influi diretamente no processo de cobrança. Ligações telefônicas ou o envio de mensagens cobrando dívidas inexistentes ou que já foram quitadas, pode gerar um desconforto com aquele cliente e até uma indisposição dele com a sua empresa. Isso pode culminar com ações cíveis contra você.
Mas então, como obter êxito nesses processos? Você precisa de uma solução com Inteligência Artificial (IA) e tecnologia avançada de análise de dados (analytics) como o Speech Analytics. Ele faz a análise de voz durante cada interação dos clientes com a sua área de cobrança. O passo seguinte é usar a perspicácia humana para fazer a leitura correta dos insights extraídos durante esses contatos para a tomada de decisão. Dessa forma, é possível focar as iniciativas de cobrança nos processos que têm mais chance de chegar a uma negociação boa para ambas as partes.
Relatórios precisos e atualizados praticamente em tempo real, permitem acompanhar o nível de recuperação de crédito e a performance de cada agente de cobrança individualmente. Isso permite identificar os que apresentam melhor desempenho, analisar sua atuação e espelhar as melhores práticas para os demais membros da equipe.
Melhore a sua operação de cobrança e aumente as chances de realizar boas negociações e recuperar crédito. Reduza custos e aumente a receita do seu negócio.
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Mais do que cobrar os devedores, você precisa sair na frente das outras empresas e ser a primeira opção de quitação de dívida do seu cliente.