Você já deve ter ouvido falar na Teoria da Evolução das espécies, do naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin. Segundo ele, por meio de seleção natural, os organismos mais bem adaptados a determinado ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes. Ok, mas o que isso tem a ver com o atendimento ao cliente?
As espécies estão em constante processo de evolução. Sobrevivem as que conseguem se adaptar melhor ao ambiente. O mesmo aconteceu com o modelo tradicional de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que evoluiu para o que chamamos hoje de SAC 4.0.
Na primeira fase, o contato do consumidor com uma empresa era realizado apenas por um canal, normalmente via ligação telefônica. Caso houvesse mais de um canal de comunicação eles não eram integrados. Já no SAC 4.0, existem outros canais de contato além do telefone, como e-mail, chatbots, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Essa estratégia é o que chamamos de atendimento multicanal (omnichannel). Além disso, eles se encontram integrados.
O atendimento multicanal oferece diversas vantagens:
Atualmente, não é mais possível se pensar em avaliação de produtividade sem falar em tecnologias como inteligência artificial (IA) e análise de dados (analytics). Para oferecer um SAC 4.0 realmente eficiente você precisará investir em tecnologia de monitoria de qualidade e performance da sua equipe de atendimento.
Outro aspecto muito importante é permitir a integração entre os canais de comunicação oferecidos e o compartilhamento de informações entre as diferentes áreas da sua empresa, como relacionamento com o cliente, vendas e cobrança. O seu cliente precisa sentir que está conversando com uma só empresa, e para isso, os canais precisam atuar de forma harmônica.
Uma equipe bem treinada estará apta a lidar com o atendimento omnichannel. Se você ainda está em um modelo tradicional e pretende se atualizar, ou está em um processo de mudança, lembre-se que esse tipo de upgrade passa por um período de adaptação da equipe. Invista em treinamento para que todos os colaboradores estejam alinhados e proporcionem a mesma experiência ao seu cliente, não importa por qual canal de atendimento ele entre em contato. Isso proporciona uma experiência mais positiva para o cliente e irá refletir no índice de satisfação.
Com mais opções de contato disponíveis, mais complexo fica o processo de monitoria para manter a qualidade do atendimento. É aí que entra a tecnologia. As ferramentas de IA e analytics ajudarão os gestores a obter uma visão completa da operação, detectar eventuais falhas que podem estar comprometendo os resultados do seu negócio e realizar as melhorias necessárias.
Como Darwin descobriu, permanece vivo aquele que se adapta melhor e mais rápido ao ambiente. A mesma premissa vale para o mercado. A organização que conseguir se adaptar melhor às mudanças e evoluir com elas continuará atuando no mercado atual. Caso contrário, estará fadada à extinção.
Se você quer saber como não entrar na lista das empresas ameaçadas de extinção, conheça o Quality Monitor, uma solução avançada de monitoria de qualidade e performance do atendimento ao cliente 100% digital, desenvolvida a partir das necessidades das empresas para o mercado atual.
Fale conosco para entendermos como podemos ajudá-lo a oferecer a melhor experiência de atendimento ao cliente ao seu público.